Astérix


Astérix é o protagonista da série de arte sequencial francesa Astérix, o Gaulês, criado em 1959 por René Goscinny e Albert Uderzo. O seu nome vem de asterisk, asterisco em francês.

Asterix é um guerreiro gaulês, que no ano 50 A.C. vive numa aldeia da Armórica que resiste bravamente à ocupação de Júlio César e do Império Romano. Essa aldeia tem um druida, Panoramix, que prepara uma poção mágica que dá força sobre-humana.

Filho de Astronomix e Pralina, Astérix nasceu no mesmo dia que seu o melhor amigo, Obélix (embora em Obélix e Companhia se comemore apenas o aniversário de Obélix). Ele é pequeno porém corajoso, e um dos mais sábios e sãos habitantes da aldeia (conhecida por "aldeia dos loucos"), e por isso geralmente é designado para missões. A sua idade não foi determinada, embora apenas se saiba que ele não participou da batalha de Alésia.

Astérix é solteiro, e embora não tenha sido introduzido um interesse romântico para ele (ao contrário de Obélix, apaixonado por Falbala), o gaulês aparecerá por duas vezes afectado por um beijo, por Falbala em Astérix Legionário e por Latraviata em Astérix e Latraviata.

Uma característica marcante do visual do personagem é seu capacete alado, com as asas alterando-se junto com o humor do personagem. Foi interpretado no cinema por Christian Clavier (2 filmes) e Clovis Cornillac (um filme). Astérix é dobrado em francês por Roger Carel.

Salomé Piqueira

Sem comentários: