ANTÓNIO GEDEÃO


Rómulo Vasco da Gama de Carvalho mais conhecido pelo pseudónimo de António Gedeão, era filho de um funcionário de correios e telégrafos, e de uma dona de casa.
Nasceu a 24 de Novembro de 1906 na Lisboeta freguesia da Sé.

Percurso Académico

António, ainda pequeno, quando tinha os seus 5 anos de idade, começou a escrever os seus primeiros poemas, e aos 10 decide completar “Os Lusíadas” de Camões.
Quando entrou no liceu Gil Vicente teve contacto pela 1ª vez com as ciências, e interessou-se por estas. Em 1931 licenciou-se em Ciências Físico-químicas na Faculdade de Ciências do Porto, e em 1932 conclui o curso de Ciências Pedagógicas.

Profissões exercidas

António Gedeão durante 40 anos foi professor e pedagogo. Para ele, ensinar era uma dedicação e uma grande paixão.
Foi professor, poeta, pedagogo e ainda historiador de ciências, mais tarde aventurou-se no teatro, no ensaio e na ficção.

Carácter físico e psicológico

António Gedeão era uma pessoa de estatura mediana.
Era também muito exigente e competente em tudo o que fazia para além de um grande comunicador.

Outros dados importantes:

Após o 25 de Abril de 1974 a desorganização e a falta de autoridade no ensino em Portugal, levou-o a abandonar a Universidade e a reformar-se.
Em 1990, já com 83 anos, Rómulo de Carvalho assumiu a direcção do Museu Maynense da Academia das Ciências de Lisboa, sete anos depois de se ter tornado sócio correspondente da Academia de Ciências, função que desempenharia até ao fim dos seus dias.
Na data do seu nonagésimo aniversário, António Gedeão foi alvo de uma homenagem nacional, tendo sido condecorado com a Grã-Cruz de Santiago de Espada.
A poesia de Gedeão é muito comunicativa e marca uma geração de regime ditatorial e atormentada por um guerra colonial, neste contexto as letras dos seus poemas deram origem a músicas como por exemplo:
A Pedra Filosofal (um hino á liberdade), musicada por Manuel Freire.
E mais tarde em 1972 José Nisa compõe doze musicas com base nos poemas de Gedeão e produz o albúm “Fala do Homem Nascido”.

Rómulo Vasco da Gama de Carvalho, mais conhecido por António Gedeão faleceu a 19 de Fevereiro de 1997 no Hospital de Santa Maria em Lisboa..

Obras que mais o distinguiram:

Em 1956-Movimento Perpétuo.
Em 1958-Teatro do Mundo.
Em 1961-Máquina do Fogo.
Em 1980-Soneto.
Em 1984-Poemas Póstumos.


Outros poemas de António Gedeão:

1959 - Declaração de Amor
1967 - Linhas de Força.
1968 – Poesias Completas
1979 - Publica Relações entre Portugal e Rússia no Século XVIII
António Gedeão escreveu ainda mais obras.

Emanuel Parracho, nº9, 7ºE

Sem comentários: